Friday, 16 September 2016

As Aventuras do bom Soldado Švejk - Jaroslav Hasek

Gostei, agora quero ver o filme.
(lelivros.com)

Tuesday, 13 September 2016

Heróis e Bandidos - Gustavo Barroso

O livro é dividido em duas partes, a primeira tenta explicar academicamente quem são os cangaceiros do Nordeste, e a segunda esta dividida em capitulos, cada um contando uma passagem de rixa entre familias.

Apesar do livro ser bem pequeno e com letras grandes nao achei a leitura tao facil ou rapida, acredito que isso se da ao fato do autor ter escrito em 1917. A linguagem e arcaica e bem diferente, nao conhecia muitas das palavras usadas.

Achei a conclusao da primeira parte muito boa, vou trancrevê-la aqui.

Sendhal publicou estas palavras sobre os bandidos da Itália: "Conheço duas ou três historias de salteadores que farão estremecer, se somente se consideram as crueldades horríveis das mesmas, mas que encherão de admiração quem tiver filosofia bastante para nelas ver o gênio dessa gente e seu sangue frio". Se apreciarmos os quadrilheiros do sertão somente quanto aos crimes e toruras que praticam, deles nos afastaremos com horror, por~em se analisarmos as causas do seu viver e os motivos por que agiram, chegaremos à conclusão de que são mais dignos de admiração que de outro qualquer sentimento. Veremos que as forças maravilhosas dessa sociedade, cruel e criminosamente abandonada, estão em energia de potencial e só se manifestam no crime, porque não têm onde nem como se manifestar de outra maneira. A suas volições, os seus anseios e desejos se perdem sopitados ou extavasam para o cangaceirismo. (Pagina 76).

Tenho mais um livro do mesmo estilo desse para ler. Mas antes prometi pra mim mesma que vou ler Os Sertoes (foi citado algumas vezes nesse livro)

(Livro comprado do Prof Pereira de Cajazeiras por R$55)

Monday, 12 September 2016

O Que É Isso, Companheiro? - Fernando Gabeira


Terminei esse livro na noite do dia 09/11, e ele me fez pensar sobre politica, meio que obviamente. 

Gabeira conta como foi envolvido no partido da esquerda, como cometia crimes em nome do partido, ou em nome de um bem melhor pra todos. E conta sua experiencia na cadeia quando capturado pelo exercito militar brasileiro, sofreu torturas e quase morreu, por sorte, seu nome estava na lista com 40 nomes exigida por seus camaradas de partido por troca do sequestrado embaixador da alemanha, ele foi exilado na Argeria e so voltou ao Brasil depois de 9 anos em exilo. Pelo pouco que conheco da historia do golpe (conheco mais por ler Marcelo Rubens Paiva), eu diria que ela nao tem mocinho, os dois lados sao bandidos, apena um lado (ditadura) foi pior que o outro. Nunca justificaria a tortura, mas o pais estava passando por uma luta de poder onde os dois lados estavam jogando sujo. O lado mais forte usou de sua forca para vencer. Isso eh tudo que posso resumir do que penso sobre o assunto.
O proximo livro sobre o golpe de 64 que eu quero ler e o As Meninas da Lygia Fagundes Telles (quem eu cheguei a conhecer pessoalmente em uma palestra no Mackenzie). 




Sylvia Plath - Desenhos

Descobri Sylvia Plath como artista plastica com esse livro, eu nao sabia dessa sua capaciadade. Os desenhos sao muito bons e demostra que sabe disso em suas cartas a sua mae. Ele eh bem curtinho, mas muito bonito, gostei!


Frieda Hughes - Forty-five Poems

I've finished this book on the bus going to Budva in Montenegro. Frieda has went through a great deal in her life. She has got a good talent for poems.